Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus do colégio Green Hills, no norte da área metropolitana da Cidade do México, foi planejado em três etapas. A que expõe-se a seguir corresponde à primeira delas, do jardim de infância.
Quando pensamos no projeto, a ideia de desagregar os edifícios no terreno, como brinquedos em um jardim, nos cativou e deu origem à inserção de todos os volumes, que brincam de esconder um atrás do outro e demarcam vistas do bosque vizinho. Os paralelepípedos de concreto inclinam-se de um lado a outro motivando as crianças a desenvolverem sua criatividade no maternal e nas salas de atividades.
Para o pré-primário, onde o aluno entra em uma etapa de preparação para o ensino fundamental, o desenvolvimento do projeto faz-se mais linear e simples. A construção é formada por galerias de concreto armado suportadas sobre pilares de concreto aparente, que dão a sensação de um edifício sobre palafitas. Esta condição elevada junto com a pendente do terreno favorece a passagem da água pluvial por baixo do edifício, além de conforma um corredor ecológico para as espécies que integram o ecossistema do bosque frio da região.
O projeto das lajes das instalações e sua integração com o arquitetônico é fundamental para a educação, resultando em uma formação abrangente e no melhor desempenho do aluno. A segmentação da laje em três partes, como uma estrutura dentada, deixando expostas as faces ao norte, garante a entrada de luz natural uniforme ao interior de todo o espaço. O uso da luz natural, juntamente com a artificial, resulta em uma melhor atenção, um melhor desenvolvimento da leitura e um melhor processamento da informação nos alunos segundo apontaram os estudos de Kuller and Lindsten e The Heschong Mahone Group. O projeto das lajes complementa-se ao uso das floreiras de plantas suculentas, com baixa manutenção e que integram o projeto a seu contexto natural.